quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

WORKSHOPS DE TEATRO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL.MAIS INFORMAÇÕES NO SITE: https://sites.google.com/site/naylorsantos/







Textos retirados do projecto IQ Teatro.

IQ TEATRO
Missão

 A Acção do IQ Teatro deverá partir duma dualidade de Valores: humildade e ambição, humildade porque a sua actividade deverá contrariar pedantismos, ou veleidades, e hermetismos que afastem a sua produção duma comunicação eficaz com o público. Aliás, será prioritário a relação estreita com o povo seguindo o leitmotiv “Teatro para todos”. Ambição, porque todo o trabalho deverá ser exigente em termos de execução técnica, artística, e de todos os vectores incluidos no processo artistico quando nos referimos aos profissionais envolvidos. O Teatro social é prioritário para o IQ Teatro, devendo a maioria da sua actividade ser dirigida para as camadas sociais que mais carecem de diálogo e que pelas mais diversas razões são discriminadas.
Pretende-se que a sua actividade seja diversificada, vivaz e dinâmica. O Teatro dá vida às palavras, enriquece-as com o contributo da respiração do actor, a sua expressão, voz, idiossincrasia, com as opções estéticas, cultura, referências, etc., do encenador, contribuem também sem menos importância outros criativos, cenógrafo, luminotecnico, etc., culminando com a leitura do público. Através do IQ Teatro o público não é apenas leitor mas criador.
 Apesar de por vezes algumas péças exigirem do público um esforço salutar para a fruição, o IQ Teatro terá como objectivo primordial a adaptação ao contexto cultural em que está inserida, não no sentido do culto do mais fácil que apenas entretém sem qualquer valor artistico mas no sentido de aproveitar a cultura local e comunicar na mesma linguagem contribuindo para o enriquecimento desta mesma cultura, para além do levantamento de problemas.
A missão do IQ Teatro serão pois os valores do Teatro. Leitmotivs como comunicação, formação, poesia, liberdade, democracia.
A produção será diversificada dirigindo-se a várias esferas da sociedade. Dentro do IQ Teatro existem vários clubes cada um dirigido a um nicho específico. Idosos, crianças, jovens de risco, imigrantes, vitimas de exclusão e violência, são alguns dos grupos alvo do IQ Teatro com os quais fará teatro interactivo com influências diversas como por exemplo o Teatro do Oprimido de
Augusto Boal.


O TEATRO E A VIOLÊNCIA.

Caligula de Albert Camus, Zoostory de Edward Albey, Romeu e Julieta de Shakespeare,Felizmente Há Luar de Luis Stau Monteiro, a lista poderia continuar até aos milhares. Lista de grandes textos de Teatro, todos eles com um elemento em comum, o Conflito, ou Confronto. O Teatro não vive sem o conflito. Na vida real, quantos de nós não prescindiriam dos conflitos com o conjugue, a mãe, os vizinhos, colegas de trabalho, etc., no entanto em Teatro, como os espectadores se regozijam quando assistem ao climax do conflito com um Otelo a matar uma Desdémona, ou um Iago a conseguir mortes apenas com o exercicio da mesquinhice e intrigas. Mas a violência expressa no Teatro não beneficia apenas o espectador. Há um efeito catártico no espectador, assim como no Actor que descobre uma paleta de emoções novas ao encarnar outras personagens antagónicas à sua personalidade, ou quando utiliza emoções suas análogas à da personagem, despertadas por momentos da sua vida emocionalmente fortes. Este trabalho, ao ser realizado com um fito profissional acaba por ser muitas vezes também terapeutico e conduz invariavelmente a um progresso na auto-consciência. Muitas vezes libertam-se traumas consequentes de repressões emocionais perante acontecimentos violentos na vida do Actor. Assim, existem também processos terapeuticos em que se combinam fundamentos da expressão dramática com a Psicologia. Creio que a violência é necessária na sua expressão artistica. Sem querer entrar no domínio da Filosofia reflectindo sobre a a violência no sentido mais lato, acredito que o sofrimento interior que aprisiona e perdura muitas vezes anos após o momento de violência, pode ser atenuado e eliminado através de técnicas teatrais e de Expressão Dramática que conduzam à catarse. Enquanto actor profissional eu próprio, constato ter-me curado de algumas angústias. Vitimas de violência, sujeitas a situações de sofrimento em contextos tão díspares como: discriminação, toxicodependência, violação, assalto, bullying, guerra, violência doméstica, tortura psicológica, crises financeiras,, etc, etc, podem através do Teatro e da expressão dramática, libertár-se dos nós na garganta, reflectir e assumir uma posição de distanciamento através da partilha e debate com colegas, e até elevárem-se pela Arte. Evidentemente que a prática da Expressão Dramática e Teatro que vise fazer bem não se reduz à catarse e ao mexer com emoções negativas e recalcadas. É também através de técnicas de respiração, de técnicas de relaxamento, do convivío e principalmente de todo o carácter positivo próprio do Teatro.

TEATRO PARA OS JOVENS

Um clube de teatro para jovens terá como objectivo o desenvolvimento pessoal de todos quantos estejam envolvidos. A prática teatral e mais especificamente a expressão dramática contribui decisivamente para o crescimento do indivíduo sendo muito frequente para quem entra em contacto com esta disciplina uma sensação de desabrochar e de grande crescimento. Na escola mais tradicional os alunos passam a maior parte do dia confinados ás suas secretárias absorvendo uma grande quantidade de informação teórica, com o ensino de expressão dramática complementa-se a formação teórica com um conjunto de saberes mais orientados para exploração do eu, para a comunicação interpessoal, para a imaginação. Trata-se duma aprendizagem muito menos dogmática do que a da escola tradicional. Promove-se a liberdade, o crescimento pessoal e a descoberta do inefável, indizível da vida, a poesia. Um grupo de Teatro para crianças devidamente orientado, será sempre uma experiência inesquecível. Que é o que pretendo levar a cabo com este projecto. É uma experiência de aprendizagem recíproca, pois aprende-se sempre muito com as crianças, e no que concerne à representação, diz-se amiúde, que, os melhores actores, são as crianças. Num projecto de expressão dramática para crianças, estas apreenderão ferramentas imprescindíveis para qualquer actor, e de grande valor para qualquer pessoa, como por exemplo, técnicas de respiração e voz, dicção, dominarão melhor o seu corpo e a sua deslocação no espaço, desenvolverão a capacidade de concentração, a imaginação, a capacidade de interacção e respeito com o outro, etc. A figura do mentor, orientador, servirá para conduzir as crianças num processo de descoberta através da expressão dramática, um pouco á luz da maiêutica de Sócrates. O orientador, pedagogicamente, dará pistas ás crianças para que estas por si próprias desenvolvam as suas competências dramáticas. Pretendo criar uma ou mais peças de teatro para que as crianças experimentem a magia de estar em a palco.Essas peças de teatro poderão ser desenvolvidas a partir de criações colectivas, em que após se escolher um tema que poderá ter inúmeras origens, por ex., uma notícia no jornal, um acontecimento local, etc. fazem-se diversos exercícios de improvisação, pesquisa, escrita que culminarão no trabalho final. Também é profícuo utilizar Peças de Teatro de repertório, pois incentiva-se à leitura, leva-se as crianças a familiarizarem-se com textos dramáticos que terão que estudar no secundário, desenvolve-se a dicção, Sendo o Teatro a arte colectiva por excelência as crianças entrarão também em contacto com outras expressões nomeadamente a expressão plástica, pois, no que respeita aos adereços, máscaras, cenografia, será sempre tudo criado e construído pelo orientador e pelas crianças. Sempre que possível articular-se-á com companhias de teatro, associações culturais, bibliotecas e outros organismos um intercâmbio no sentido de levar as crianças a eventos culturais, peças de teatro e quiçá a apresentarem o seu próprio trabalho.O Teatro está presente na nossa vida desde a mais tenra idade, e são as crianças os melhores actores. Infelizmente nem sempre esse potencial é devidamente aproveitado, e, as mais das vezes é desprezado. O clube de teatro para crianças irá contrariar essa tendência. Sem ser determinista nem defensor acérrimo do “bom selvagem” de Rousseau, acredito que o ambiente e a cultura têm forte influência na construção da personalidade. Assim, só mesmo um contexto de continuidade poderá influenciar de alguma maneira as personagens desse contexto. È por isso que um Clube de Teatro onde as crianças privem quotidianamente com os signos teatrais e artísticos deixará certamente marcas indeléveis na sua personalidade…

SÉNIORES

O Teatro, a Vida, o Homem, a Infância, a Idade avançada. “A vida é um palco”, célebre citação de Shakespeare, amíude proferida, embora nunca esgotada. O teatro está presente desde os primórdios da civilização. O teatro está presente desde que andamos de gatas até quando andamos de bengala. O Teatro tem também uma idade avançada tal como os anciões a quem se dirige este clube. Com este projecto pretende-se que o Teatro projecte as suas luzes sobre a caminhada que os nossos anciões têm pela frente, contribuindo humildemente e generosamente para que essa caminhada seja feita ainda a plenos pulmões, acrescida de sobeja sapiência. Nas “tábuas” o ancião, actor, alquimista descobre o Santo Graal, conquista a eterna juventude, através do sonho, e através do carácter efémero do Teatro tal como a vida. O Teatro é comunicação, e através deste clube acredita-se ajudar a preencher e ultrapassar os efeitos da exclusão e isolamento que a nossa sociedade imperfeita impõe aos idosos e aquela que eles próprios se impõem. A comunicação própria do Teatro não é apenas uma troca de “memes” ou informações. Através do teatro, como espectador, como actor, ou outro criativo, o Homem comunica plenamente com todos os sentidos e inteligência, comunica com os outros e consigo próprio descobrindo muitas vezes novas identidades dentro de si, ou seja, renova-se, ou seja, rejuvenesce.

NOTA: As verbas decorrentes da bilheteira dos espectáculos concretizados deverão reverter para causas sociais.